skip to main content

A História do CliftonStrengths

Começou como uma missão de apenas um homem de contribuir para o desenvolvimento humano.

Saiba como Don Clifton criou o movimento de desenvolvimento baseado em pontos fortes e capacitou milhões a darem o melhor de si mesmos.

Don Clifton (1924-2003)

O desejo de Don Clifton em mudar o mundo através da capacitação do desenvolvimento humano

O movimento de forças globais começou há seis décadas quando Don Clifton fez uma pergunta simples:

"O que aconteceria se estudássemos aquilo que está certo nas pessoas em vez de aquilo que está errado nas pessoas?"
Don Clifton servindo na Segunda Guerra Mundial

Don Clifton servindo na Segunda Guerra Mundial

Quando Clifton retornou da Segunda Guerra Mundial - depois de pilotar B-24s como navegador e bombardeiro, pelo qual recebeu uma condecoração militar (Distinguished Flying Cross) por seu heroísmo durante seus 25 ataques bem-sucedidos - ele sentiu que tinha visto o suficiente de guerra e queria passar o resto da vida fazendo o bem para a humanidade.

Isso o levou a um intenso interesse em estudar o desenvolvimento humano.

Clifton iniciou sua pesquisa na biblioteca da Universidade de Nebraska-Lincoln. Mas ele percebeu que todos os livros de psicologia que encontrou eram sobre o que há de errado com as pessoas. Ele não conseguia encontrar um único livro sobre o que poderia estar certo com as pessoas.

O restante, como dizem, é história.

Don Clifton ministrando um curso na Universidade de Nebraska-Lincoln

Don Clifton ministrando um curso na Universidade de Nebraska-Lincoln

Clifton desenvolveu a avaliação CliftonStrengths, que já foi concluída por 22,404,195 pessoas.

Don passou o restante de sua vida pesquisando e inventando maneiras de ajudar as pessoas a maximizar seu potencial infinito. Para entender não simplesmente quem são, mas quem podem se tornar.

Seu trabalho o levou a desenvolver a avaliação CliftonStrengths (anteriormente conhecida como Clifton StrengthsFinder), usada por milhões de pessoas para descobrir seus talentos naturais -- o que elas faziam melhor.

Logo após sua morte em 2003, ele foi homenageado pela Associação de Psicologia Americana com uma Comenda Presidencial como Pai da Psicologia dos Pontos Fortes.

Décadas ajudando as pessoas a descobrir e desenvolver seus pontos fortes

1949

Don Clifton iniciou a Fundação de Pesquisa de Recursos Humanos de Nebraska na Universidade de Nebraska

Don Clifton iniciou a Fundação de Pesquisa de Recursos Humanos de Nebraska na Universidade de Nebraska

Nascido em 5 de fevereiro de 1924, em Butte, Nebraska, Don Clifton frequentou mais tarde a Universidade de Nebraska-Lincoln com uma bolsa de estudos para regentes.

Depois de lutar na Segunda Guerra Mundial, ele retornou à universidade para estudar e lecionar psicologia educacional.

Durante esse tempo, Clifton e seus colegas fundaram a Fundação de Pesquisa de Recursos Humanos de Nebraska, que atuava como um serviço comunitário para estudantes e um laboratório para estudantes de pós-graduação praticarem psicologia baseada em pontos fortes.

Foi lá que Clifton descobriu que os alunos bem-sucedidos, aqueles que persistiram até a formatura, apresentavam traços de caráter notavelmente diferentes dos menos bem-sucedidos, uma descoberta que informava outras hipóteses que ele eventualmente estudaria.

1988

SRI se junta a Gallup

SRI se junta a Gallup

Don Clifton ensinou psicologia educacional na Universidade de Nebraska-Lincoln de 1950 a 1969. Nos anos seguintes, ele ajudou a iniciar a Selection Research Inc. (SRI).

Em 1988, a SRI, com foco em pesquisa de clientes e seleção de pessoal, uniu-se a famosa empresa de pesquisa Gallup. A organização combinada reteve e aumentou suas operações de pesquisa de opinião pública, ao mesmo tempo em que aproveitou a experiência de clientes e funcionários da SRI para formar uma consultoria de gerenciamento que agora oferece análises globais e conselhos sobre quase tudo o que é importante para a humanidade.

Foi durante esse período que Clifton desenvolveu centenas de instrumentos preditivos que puderam identificar os melhores funcionários para trabalhos específicos dentro da cultura única de uma empresa. Estes instrumentos cientificamente validados foram projetados para colocar os melhores talentos na posição certa em uma empresa específica.

Mas, havia algo faltando…

1995

Soar With Your Strengths (Busque seus pontos fortes) abre novos caminhos

Busque seus pontos fortes

A capacidade de identificar grandes talentos para uma empresa nem sempre foi útil para o indivíduo. Então, em meados dos anos 90, Don Clifton estava desenvolvendo uma avaliação para identificar traços específicos e uma estrutura para desenvolver esses traços para beneficiar o indivíduo. Ele rotulou esses traços como "pontos fortes."

Durante este tempo Clifton coautor de Soar With Your Strengths, seu trabalho pioneiro que primeiro trouxe sua ciência da psicologia dos pontos fortes para o público em geral.

Ao longo do livro, Clifton estabelece a poderosa premissa sobre a qual o movimento CliftonStrengths iria crescer: Empresas, líderes e aqueles que são liderados podem alcançar mais se concentrando nos pontos fortes e não apenas nos pontos fracos.

1999

Gallup lança a avaliação Clifton StrengthsFinder

Gallup lança a avaliação Clifton StrengthsFinder

A jornada de Don Clifton para criar o Clifton StrengthsFinder culminou perto da virada do século.

Clifton seguiu as recomendações do Dr. Phil Stone, um professor de psicologia de Harvard que sugeriu que a avaliação fosse projetada para a próxima era digital e empregasse um algoritmo de pontuação ipsativo modificado, em vez de uma pontuação normativa.

O resultado foi a versão inicial da avaliação Clifton StrengthsFinder, realizada em 1999, uma medida objetiva de talento pessoal que poderia ser administrada on-line em menos de uma hora.

18.763 pessoas completaram a avaliação Clifton StrengthsFinder naquele ano. O início de um movimento que mudaria para sempre a paisagem do desenvolvimento humano…

2001

Now, Discover Your Strengths (Agora, descubra seus pontos fortes) chega às prateleiras

Agora, descubra seus pontos fortes

Não foi até Now, Discover Your Strengths de 2001 que Don Clifton juntou um de seus livros com sua avaliação de talentos on-line.

O resultado foi uma revelação: As pessoas ao redor do mundo poderiam descobrir seus talentos naturais adquirindo uma cópia do livro, fazendo a avaliação Clifton StrengthsFinder on-line e lendo seu relatório personalizado.

O livro se tornou um best-seller internacional e preparou o caminho para a Gallup estabelecer posteriormente sua divisão de imprensa, que publicou vários best-sellers nos campos da psicologia positiva, desenvolvimento baseado em pontos fortes e análises e conselhos no local de trabalho.

2004

O trabalho de Clifton avança em campos de psicologia positiva e baseada em pontos fortes

O trabalho de Clifton avança em campos de psicologia positiva e baseada em pontos fortes

Após a morte de Don Clifton em 2003, a Gallup publicou How Full Is Your Bucket? (Seu balde está cheio?) um livro em coautoria de Clifton e seu neto Tom Rath.

Este best-seller trouxe o poder da pesquisa psicológica positiva de Clifton para milhões de pessoas em milhares de locais de trabalho e salas de aula através da simples metáfora de uma caçamba e um balde.

How Full Is Your Bucket? também cimentou ainda mais o legado de Clifton como um líder proeminente no campo da psicologia, como evidenciado pela Associação Americana de Psicologia, homenageando-o com uma Comenda Presidencial como o Pai da Psicologia baseada em pontos fortes pouco antes de sua morte.

2007

A Gallup publica o StrengthsFinder 2.0

StrengthsFinder 2.0

Em 2006, os pesquisadores da Gallup completaram uma análise abrangente da psicometria Clifton StrengthsFinder. Seu trabalho levou a uma revisão da avaliação.

Para trazer essa nova versão da avaliação para o mundo e compartilhar novas histórias e estratégias para aplicar os pontos fortes, a Gallup publicou o StrengthsFinder 2.0.

StrengthsFinder 2.0 revolucionou a prática do desenvolvimento baseado em pontos fortes. Os leitores concluíram a nova versão da avaliação e receberam o Guia de Insights de Pontos Fortes - um conjunto personalizado de insights que explica exatamente como cada um dos cinco pontos fortes de uma pessoa faz com que ela se destaque no mundo.

O StrengthsFinder 2.0 é o livro de negócios mais vendido e o livro de não ficção mais vendido da Amazon de todos os tempos.

2012

A Gallup acelera o movimento CliftonStrengths

A Gallup acelera o movimento CliftonStrengths

Como milhões de pessoas em todo o mundo estavam lendo o StrengthsFinder 2.0 e fazendo a avaliação Clifton StrengthsFinder a cada ano, a Gallup identificou uma oportunidade.

Esses milhões de pessoas precisavam compartilhar o poder de suas forças com outras pessoas. E esses milhões precisavam de ajuda para desenvolver seus pontos fortes e usá-los para maximizar seu potencial pessoal e profissional.

Então, a Gallup trouxe a avaliação Clifton StrengthsFinder diretamente para os consumidores. A empresa começou a educar e ensinar líderes em todo o mundo para se tornarem Coaches de pontos fortes certificados pela Gallup. E esses coaches trouxeram o poder do desenvolvimento baseado em pontos fortes para todos os cantos do mundo.

Hoje

O movimento CliftonStrengths continua

O movimento CliftonStrengths continua

Em 2015, a Gallup mudou o nome da avaliação Clifton StrengthsFinder para avaliação CliftonStrengths.

Em 2018, a Gallup introduziu o relatório CliftonStrengths 34. O guia de desenvolvimento baseado em pontos fortes mais abrangente já criado.

E, em 2019, a Gallup publicou It's the Manager (É o Gerente), seu mais recente best-seller.

Enquanto isso, dos escritórios das empresas Fortune 500 para as salas de aula em milhares de campus escolares, milhões de pessoas todos os anos descobrem exatamente o que Don Clifton decidiu compartilhar com eles quando começou seu trabalho há mais de seis décadas.

Eles sabem o que está certo com eles e têm a oportunidade de usar seus pontos fortes para maximizar seu potencial infinito.

O movimento CliftonStrengths continua a acelerar

Mais de 90% das empresas Fortune 500 usam o CliftonStrengths para trazer o poder do desenvolvimento baseado em pontos fortes para sua cultura no local de trabalho.

Todos os anos, mais empresas de todos os tamanhos dão aos líderes e às suas equipes a chance de se tornarem excelentes no que são naturalmente bons.

Milhões de pessoas em todo o mundo fazem a avaliação CliftonStrengths a cada ano

Milhões de pessoas em todo o mundo fazem a avaliação CliftonStrengths a cada ano

O resultado é um movimento crescente que está capacitando as pessoas em todo o mundo para se concentrar no uso de seus pontos fortes, em vez de apenas corrigir seus pontos fracos.

O movimento CliftonStrengths está se espalhando for todos os cantos do mundo

Experimente o poder dos pontos fortes

Visite store.gallup.com para encontrar tudo o que você precisa para trazer o poder do desenvolvimento baseado em pontos fortes para sua equipe e empresa.