skip to main content

Uma introdução ao tema Comunicação® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Comunicação, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Comunicação?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Comunicação geralmente têm facilidade de traduzir seus pensamentos em palavras. Elas têm boas conversas e são boas apresentadoras.

Pessoas com fortes talentos de Comunicação gostam de explicar, descrever, apresentar e escrever. Seus talentos naturais lhes permitem trazer ideias e eventos à vida. Elas transformam pensamentos e ações em histórias, imagens, exemplos e metáforas.

Elas querem que suas informações - se for uma ideia, um evento, uma descoberta ou uma lição - cativem o público. Isso os leva a buscar a frase perfeita, com palavras dramáticas e declarações poderosas. No final das contas, é por isso, que as pessoas gostam de ouvi-las. Suas palavras provocam interesse e clareza, e nos inspiram a agir.

Comunicação é um tema no domínio de Influência do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes de Influência, como Comunicação, assumem responsabilidades, manifestam-se e garantem que os outros sejam ouvidos.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Comunicação?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Comunicação:

Você gostaria de explicar, descrever, hospedar, falar em público e escrever. Este é o seu tema Comunicação no trabalho:

Ideias são um começo seco. Eventos são estáticos. Você sente a necessidade de trazê-los à vida, energizá-los, torná-los empolgantes e vívidos. Assim, você transforma eventos em histórias e pratica contá-los. Você pega a ideia crua e anima-a com imagens, exemplos e metáforas.

Você acredita que a maioria das pessoas tem um tempo de atenção muito curto. Elas são bombardeadas por informações, mas retêm muito pouco. Você quer suas informações, como ideias, eventos, recursos e benefícios de um produto, descobertas ou lições, sejam retidas. Você quer desviar a atenção deles para você e, em seguida, prendê-la, mantê-la.

Isso é o que impulsiona sua busca pela frase perfeita. Isso é o que te atrai para palavras dramáticas e poderosas combinações de palavras. É por isso que as pessoas gostam de ouvir você. Suas imagens de palavras despertam seu interesse, aguçam seu mundo e inspiram-nas a agir.

Se você é um gerente com comunicação

Seu talento de comunicação o torna mais forte. Lidere com seus pontos fortes para que você e sua equipe possam ter sucesso. Uma abordagem de gestão baseada em pontos fortes levará a:

  • conversas melhores
  • parcerias mais fortes
  • maior engajamento da equipe
  • maior colaboração

Para informações e estratégias específicas do gerente, confira o relatório CliftonStrengths para Gestores, explore seus 10 principais temas e como você pode usá-los para alcançar suas metas.

Gerenciar membros da equipe com fortes talentos de comunicação

Descobrir os talentos coletivos de sua equipe usando a avaliação CliftonStrengths é apenas o primeiro passo.

Para gerenciar ou liderar outras pessoas com sucesso, você deve individualizar sua abordagem. Você deve entender o que torna cada membro da sua equipe único. E você deve conduzir conversas significativas sobre desempenho que se concentram no que cada pessoa naturalmente faz melhor.

Um exemplo de como gerenciar membros da equipe com comunicação

Eles provavelmente se sairão bem em funções nas quais precisam chamar a atenção das pessoas. Ajude-os a aperfeiçoar esse talento encontrando oportunidades para que refinem e pratiquem ideias esclarecedoras e contando histórias para que eles possam melhorar sempre.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Comunicação

Quão grande é o seu talento no tema Comunicação?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Comunicação.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Comunicação

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Comunicação e todos os demais CliftonStrengths.