skip to main content

Uma introdução ao tema Foco® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Foco, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Foco?

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Foco escolhem uma direção e a seguem, fazendo as correções necessárias para manter o curso escolhido. Elas definem prioridades, e então agem.

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Foco definem prioridades e depois agem. Elas estabelecem metas. Essas metas servem como uma bússola, ajudando-as a determinar as prioridades e a fazer as alterações necessárias para voltar ao curso escolhido.

O foco delas é vigoroso, pois faz com que elas filtrem; elas instintivamente avaliarão cada ação antes de executá-la a fim de determinar se essa ação irá ajudá-las a alcançar sua meta. No final, os fortes talentos de Foco fazem com que elas sejam eficientes. Essas pessoas são membros da equipe extremamente valiosos, pois sua determinação aumenta a agilidade e a qualidade de seu desempenho, além de manter a equipe no caminho certo.

Foco é um tema no domínio de Execução do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes de Execução, como Foco, fazem as coisas acontecerem.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Foco?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Foco:

Você se pergunta "Aonde estou indo?" Você se faz essa pergunta todos os dias. Guiado pelo tema Foco, você precisa de um destino claro. Na falta de um, sua vida e seu trabalho podem, rapidamente, tornar-se frustrantes. E, assim, a cada ano, a cada mês e, até mesmo, a cada semana, você define metas. Essas metas servem como uma bússola, ajudando-o a determinar as prioridades e a fazer as correções necessárias para voltar ao curso escolhido.

Seu foco é potente porque o força a filtrar informações; você avalia, instintivamente, se determinada ação lhe ajudará a avançar em direção ao seu objetivo. Aquelas que não o fizerem são ignoradas. Então, no fim das contas, seu foco o força a ser eficiente. Naturalmente, o outro lado disso é que você se torna impaciente com atrasos, obstáculos e, até mesmo, tangentes, por mais intrigantes que pareçam. Isso faz de você um membro da equipe extremamente valioso.

Quando os outros começam a percorrer outros rumos, você os traz de volta à estrada principal. Seu foco lembra a todos que, se algo não estiver lhe ajudando a se mover em direção ao seu destino, ele não será importante. E, não sendo importante, não valerá seu tempo. Você mantém todos no ponto.

Como usar o tema Foco para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Foco devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Foco:

  • Ao definir metas, tenha disciplina para incluir cronogramas e medições. Eles fornecerão, de forma regular, a prova de que você está fazendo progressos de verdade.
  • Reserve um tempo para anotar suas metas e consulte-as com frequência. Você sentirá que tem mais controle sobre sua vida dessa forma.
  • Procure funções nas quais você precise persuadir os outros. Com seus grandes talentos de Foco, você poderá se manter no controle com pouca supervisão.
  • Certifique-se de contar ao seu gerente suas metas de médio e curto prazo. Isso pode dar a seu gerente a confiança de lhe abrir o espaço de que você precisa.
  • Ao final de cada reunião, assuma a responsabilidade por resumir o que foi decidido, definir quando agir em relação a essas decisões e definir a data de uma nova reunião do grupo.
  • Estique seu objetivo para além do trabalho. Se você estiver ficando muito concentrado nas metas de trabalho, defina metas para sua vida pessoal. Elas lhe darão a medida de suas prioridades pessoais e, portanto, ajudarão a restaurar o equilíbrio na sua vida.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Foco

Quão grande é o seu talento no tema Foco?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Foco.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Foco

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Foco e todos os demais CliftonStrengths.