skip to main content

Uma introdução ao tema Empatia® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Empatia, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Empatia?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Empatia conseguem sentir as emoções de outras pessoas se colocando na "pele" e na situação delas.

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Empatia conseguem perceber as emoções dos que estão a seu redor. Elas conseguem sentir o que os outros estão sentindo como se esses sentimentos fossem seus. Elas intuitivamente veem o mundo através dos olhos dos outros e compartilham suas perspectivas. Elas percebem o sofrimento ou a alegria das pessoas - muitas vezes, antes mesmo de esses sentimentos serem demonstrados. Sua habilidade instintiva de entender é poderosa. Elas conseguem ouvir questões não expressas e antecipar as necessidades.

Enquanto os outros lutam em busca de palavras, elas parecem encontrar as palavras certas e o tom certo. Como resultado, ajudam as pessoas a exprimir seus sentimentos - para si mesmos e para os outros. Elas ajudam as pessoas a darem voz a sua vida emocional.

Empatia é um tema no domínio de Construção de relacionamento do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes em Construção de relacionamento, como Empatia, criam relacionamentos fortes que podem unir uma equipe e torná-la maior do que a soma de suas partes.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Empatia?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Empatia:

Você pode sentir as emoções daqueles ao seu redor. Você pode sentir o que eles estão sentindo como se fossem seus próprios sentimentos. Intuitivamente, você é capaz de ver o mundo através dos seus olhos e compartilhar sua perspectiva.

Você, não necessariamente, concorda com a perspectiva de cada pessoa. Você, não necessariamente, sente pena da situação de cada pessoa; isso seria simpatia, não empatia.

Você, não necessariamente, perdoa as escolhas que cada pessoa, mas as compreende. Essa habilidade instintiva de entender é poderosa.

Você ouve as perguntas não feitas. Você antecipa a necessidade. Enquanto os outros lutam em busca das palavras e do tom certo, você parece encontrá-los. Você ajuda as pessoas a encontrar as frases corretas para expressar seus sentimentos, para si mesmas e para os outros. Você as ajuda a dar voz a sua vida emocional. Por todas essas razões, outras pessoas são atraídas até você.

Como usar o tema Empatia para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Empatia devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Empatia:

  • Pratique o refinamento das palavras que você usa para nomear os sentimentos que experimenta e observa nos outros.
  • Ajude as pessoas a identificar seus sentimentos. Aqueles que conseguem expressar seus sentimentos parecem trabalhar melhor com os outros.
  • Inspire confiança nas pessoas, dizendo lhes que você sabe como elas se sentem.
  • Desenvolva rotinas no final de cada dia que lhe permitam desestressar. Se não o fizer, você poderá descobrir que, por vezes, seus talentos de empatia vão drená-lo.
  • Por vezes, é importante ficar em silêncio. Você tem o talento de mostrar a outras pessoas que sabe como elas se sentem sem dizer uma palavra. Com o tempo, aperfeiçoe suas habilidades de comunicação não verbal.
  • Aja com rapidez e firmeza se alguém estiver se comportando de uma maneira que não seja saudável para essa pessoa ou para as pessoas ao seu redor. Compreender o estado emocional de alguém não significa desculpar seu comportamento. Não esqueça que, se sua empatia se transformar em piedade, os outros poderão vê-lo como uma "alma generosa".

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Empatia

Quão grande é o seu talento no tema Empatia?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Empatia.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Empatia

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Empatia e todos os demais CliftonStrengths.