skip to main content

Uma introdução ao tema Intelecção® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Intelecção, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Intelecção?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Intelecção caracterizam-se por sua atividade intelectual. Elas são pessoas introspectivas e que apreciam discussões intelectuais.

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Intelecção gostam de pensar. Elas gostam de atividades mentais. Elas gostam de exercitar o cérebro. Essa necessidade de atividade mental pode ser concentrada; por exemplo, essas pessoas podem tentar resolver um problema, desenvolver uma ideia ou entender os sentimentos de outra pessoa. O foco exato dependerá de seus outros pontos fortes.

O tema de talento Intelecção não determina o que essas pessoas pensam; ele simplesmente significa que elas gostam de pensar. Elas desejam permitir que seus pensamentos fluam em muitas direções. Pessoas com fortes talentos no tema de talento Intelecção são introspectivas. Essa introspecção fornece a elas o tempo necessário para refletir e ponderar. Independentemente para onde ele levar, o sussurro mental é um elemento constante na vida dessas pessoas.

Intelecção é um tema no domínio de Pensamento estratégico do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes Intelecção absorvem e analisam informações que proporcionam melhores decisões.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Intelecção?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Intelecção:

Você gosta de pensar. Você gosta de atividades mentais. Você gosta de exercitar o cérebro, colocando-o para funcionar em diversos assuntos. Essa necessidade de atividade mental pode ser concentrada; por exemplo, você pode tentar resolver um problema, desenvolver uma ideia ou entender os sentimentos de outra pessoa. O foco exato dependerá de seus outros pontos fortes.

Por outro lado, essa atividade mental pode muito bem precisar de foco. O tema de talento Intelecção não determina o que você pensa; ele simplesmente significa que você gosta de pensar. Você é do tipo de pessoa que desfruta do seu tempo sozinho porque o utiliza para meditar e refletir.

Você é introspectivo. De certo modo, você é seu melhor companheiro, enquanto gera dúvidas e possíveis respostas para si mesmo para ver como elas soam. Essa introspecção pode levar a um leve sentimento de descontentamento ao comparar o que você está realmente fazendo com todos os pensamentos e ideias em sua mente. Ou essa introspecção pode tender para assuntos mais pragmáticos, como os acontecimentos do dia ou uma conversa que você pretende ter mais tarde. Onde quer que isso o leve, esse ruído mental é constante em sua vida.

Como usar o tema Intelecção para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Intelecção devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Intelecção:

  • Identifique os colegas com quem você pode ter conversas intelectuais frequentemente. A troca agradável estimulará seu pensamento e o dos outros.
  • Liste suas ideias em um registro ou diário. Elas servirão como uma rede para seu moinho mental e poderão gerar insights valiosos.
  • Dedique tempo a escrever. Escrever talvez seja a melhor maneira de cristalizar e integrar seus pensamentos.
  • Explique aos outros por que você precisa de tempo para introspecção. Embora possa parecer aos outros que você é lento para agir, a introspecção permite refinar suas ideias; assim, para você, trata-se de um comportamento produtivo.
  • Construa relacionamentos, com prudência, com pessoas que você considera ""grandes pensadoras"". O exemplo dessas pessoas irá inspirá-lo a concentrar-se em seu próprio pensamento.
  • Dê tempo aos outros para pensar em sua nova ideia depois de apresentá-la pela primeira vez. Perceba que, talvez, elas não entendam imediatamente essa nova ideia porque não passaram o mesmo tempo que você ponderando-a.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Intelecção

Quão grande é o seu talento no tema Intelecção?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Intelecção.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Intelecção

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Intelecção e todos os demais CliftonStrengths.