skip to main content

Uma introdução ao tema Excelência® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Excelência, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Excelência?

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Excelência concentram-se nos pontos fortes como um modo de incentivar a excelência individual e do grupo. Elas procuram transformar algo muito bom em algo fantástico.

As pessoas que se destacam no tema de talento Excelência percebem os talentos e os pontos fortes nos outros, normalmente antes que qualquer outra pessoa perceba. Os pontos fortes, de si próprio ou de outros, vão fasciná-los. As pessoas que se destacam no tema de talento Excelência adoram ajudar outras pessoas a se sentirem entusiasmadas quanto a seu potencial. Elas têm a capacidade de ver o que as pessoas fazem melhor e em quais funções elas poderão se destacar. Elas conseguem perceber como os talentos das pessoas associam-se às tarefas que devem ser concluídas.

A excelência, não a normalidade, é o critério que norteia suas vidas. Com sua orientação de qualidade, elas conseguem concentrar-se em áreas de pontos fortes para si mesmas e para os outros, além de gerenciar questões que envolvem pontos fracos.

Excelência é um tema no domínio de Influência do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes de Influência, como Excelência, assumem responsabilidades, manifestam-se e garantem que os outros sejam ouvidos.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Excelência?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Excelência:

Excelência, não um nível médio, é sua medida. Transformar algo abaixo da média em algo um pouco acima da média exige muito esforço e, na sua opinião, não é um trabalho muito gratificante. Transformar algo forte em algo esplêndido requer muito esforço, mas é muito mais emocionante.

Você fica fascinado pelos próprios pontos fortes ou os de outras pessoas. Como um mergulhador atrás de pérolas, você os examina, observando seus sinais reveladores. Um vislumbre de excelência inexperiente, aprendizado rápido, habilidade dominada sem recorrer a etapas, tudo isso é indício de que um ponto forte pode estar em jogo. E, tendo encontrado um deles, você se sente compelido a cultivá-lo, refiná-lo e direcioná-lo à excelência. A pérola é polida até brilhar.

Essa seleção natural de pontos fortes significa que os outros o veem como discriminador. Você escolhe passar tempo com pessoas que apreciam seus pontos fortes. Da mesma forma, você é atraído por outros que parecem ter encontrado e cultivado seus próprios pontos fortes. Você tende a evitar aqueles que querem consertá-lo e torná-lo bem-ajustado. Você não quer viver lamentando o que lhe falta. Em vez disso, quer aproveitar os dons com os quais foi abençoado. É mais divertido. É mais produtivo. E, contraintuitivamente, é mais exigente.

Se você é um gerente com excelência

Seu talento de excelência o torna mais forte. Lidere com seus pontos fortes para que você e sua equipe possam ter sucesso. Uma abordagem de gestão baseada em pontos fortes levará a:

  • conversas melhores
  • parcerias mais fortes
  • maior engajamento da equipe
  • maior colaboração

Para informações e estratégias específicas do gerente, confira o relatório CliftonStrengths para Gestores, explore seus 10 principais temas e como você pode usá-los para alcançar suas metas.。

Gerenciar membros da equipe com fortes talentos de excelência

Descobrir os talentos coletivos de sua equipe usando a avaliação CliftonStrengths é apenas o primeiro passo.

Para gerenciar ou liderar outras pessoas com sucesso, você deve individualizar sua abordagem. Você deve entender o que torna cada membro da sua equipe único. E você deve conduzir conversas significativas sobre desempenho que se concentram no que cada pessoa naturalmente faz melhor.

Um exemplo de como gerenciar membros da equipe com excelência

Quando você aborda conversas de engajamento e desempenho com maximizadores, lembre-se de que eles estão interessados em pegar algo que funcione e descobrir maneiras de maximizar seu desempenho. Eles podem não estar interessados em corrigir coisas que não funcionam.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Excelência

Quão grande é o seu talento no tema Excelência?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Excelência.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Excelência

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Excelência e todos os demais CliftonStrengths.