skip to main content

Uma introdução ao tema Relacionamento® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Relacionamento, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Relacionamento?

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Relacionamento preferem relacionamentos muito próximos com os outros. Elas sentem enorme satisfação em ajudar seus amigos a conquistar um objetivo.

O tema de talento Relacionamento descreve a atitude de uma pessoa quanto a seus relacionamentos. Em termos simples, as pessoas com fortes talentos no tema de talento Relacionamento são atraídos para outras pessoas que já conhecem. Elas não evitam, necessariamente, conhecer pessoas novas, de fato, talvez elas possuam outros temas de talento que contribuam para gostar da emoção de transformar desconhecidos em amigos, porém sentem um imenso prazer em estar rodeadas de seus amigos.

Em resumo, uma pessoa com fortes talentos no tema de talento Relacionamento forma relacionamentos muito próximos com as pessoas. Talvez elas conheçam muitas pessoas e podem relacionar-se com todos os tipos de pessoas. No entanto, elas também têm um grupo muito seleto de amigos com quem têm relacionamentos incrivelmente intensos.

Relacionamento é um tema no domínio de Construção de relacionamento do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes em Construção de Relacionamento, como Relacionamento, criam relacionamentos fortes que podem unir uma equipe e torná-la maior do que a soma de suas partes.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Relacionamento?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Relacionamento:

Relacionamento descreve sua atitude em relação aos seus relacionamentos. Em termos simples, o tema Relacionamento atrai pessoas que você já conhece. Ele não evita, necessariamente, conhecer pessoas novas, de fato, talvez ele possua outros temas de talento que contribuam para gostar da emoção de transformar desconhecidos em amigos, porém sente um imenso prazer em estar rodeado de seus amigos.

Você se sente confortável com a intimidade. Uma vez estabelecida a conexão inicial, você incentiva, com prudência, um aprofundamento do relacionamento. Você quer entender seus sentimentos, seus objetivos, seus medos e seus sonhos, e quer que eles entendam os seus. Você sabe que esse tipo de proximidade implica certa dose de risco (podem se aproveitar de você), o qual está disposto a correr.

Para você, um relacionamento só tem valor se for genuíno, e a única maneira de saber isso é se entregar à outra pessoa. Quanto mais você compartilha um com o outro, mais vocês se arriscam juntos. Quanto mais vocês se arriscam juntos, mais cada um de vocês prova que sua preocupação é genuína. Essas são as etapas rumo à verdadeira amizade, e você as aceita de bom grado.

Como usar o tema Relacionamento para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Relacionamento devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Relacionamento:

  • Aprenda, com prudência, o máximo que puder sobre as pessoas que conhecer. Você gosta de conhecer as pessoas, e elas gostam de ser conhecidas. Dessa forma, você será um catalisador para relacionamentos de confiança.
  • Mostre às pessoas que você confia nelas para que haja mais chances de elas confiarem nos outros. Você pode ser um modelo importante nessa área.
  • Não importa o quão ocupado você esteja, mantenha-se em contato com seus amigos. Eles são seu combustível.
  • Dê a conhecer que você está mais interessado no caráter e na personalidade dos outros do que em seus status ou cargos. Esse é um de seus pontos fortes e pode servir de modelo para outras pessoas.
  • Demonstre seu apreço. Por exemplo, encontre pessoas na sua empresa para orientar, ajude seus colegas a se conhecer melhor ou estenda seus relacionamentos "além do escritório".

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Relacionamento

Quão grande é o seu talento no tema Relacionamento?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Relacionamento.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Relacionamento

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Relacionamento e todos os demais CliftonStrengths.