skip to main content

Uma introdução ao tema Autoafirmação® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Autoafirmação, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Autoafirmação?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Autoafirmação sentem-se confiantes em sua capacidade de assumir riscos e administrar suas próprias vidas. Elas têm uma bússola interna que proporciona certeza em suas decisões.

A auto-afirmação é similar à autoconfiança. Pessoas com fortes talentos de Autoafirmação acreditam em seus pontos fortes e em sua capacidade. Elas sabem que são capazes de correr riscos, de enfrentar novos desafios, de reivindicar direitos e, mais importante, de cumprir tarefas. Porém, ser auto-afirmativo é mais do que ser apenas autoconfiante.

Pessoas com talentos dominantes no tema de talento Autoafirmação têm confiança em sua capacidade e em seu julgamento. Elas têm um senso interior de certeza que confirma sua direção e suas decisões. Como a quilha de um navio, seus fortes talentos de auto-afirmação podem suportar diferentes pressões e as mantém no seu curso.

Autoafirmação é um tema no domínio de Influência do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes de Influência, como Autoafirmação, assumem responsabilidades, manifestam-se e garantem que os outros sejam ouvidos.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Autoafirmação?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Autoafirmação:

A auto-afirmação é similar à autoconfiança. No fundo, você crê em seus pontos fortes. Você sabe que é capaz de correr riscos, enfrentar novos desafios, reivindicar direitos e, mais importante, cumprir tarefas. Porém, ser auto-afirmativo é mais do que ser apenas autoconfiante.

Abençoado com o tema Autoafirmação, você tem confiança não apenas em suas habilidades, mas em seu julgamento. Quando olha para o mundo, você sabe que sua perspectiva é única e distinta. Como ninguém vê exatamente o que você vê, você sabe que ninguém pode tomar decisões por você.

Ninguém pode te dizer o que pensar. Eles podem te guiar. Eles podem te sugerir. Mas só você tem autoridade para tirar conclusões, tomar decisões e agir. Essa autoridade, essa responsabilidade final pelo modo como leva sua vida, não o intimida. Pelo contrário, ela parece natural para você.

Não importa qual seja a situação, você parece saber qual é a decisão correta. Esse tema te dá uma aura de certeza. Ao contrário de muitos, você não é facilmente influenciado pelos argumentos de outra pessoa, não importa quão persuasivos eles sejam. Essa Autoafirmação pode ser baixa ou alta, dependendo dos seus outros temas, mas é sólida. Ela é forte. Como a quilha de um navio, ela suporta muitas pressões diferentes e mantém você no caminho certo.

Como usar o tema Autoafirmação para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Autoafirmação devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Autoafirmação:

  • Procure situações de inicialização para as quais não exista um manual de instruções. Você estará no seu melhor momento quando for solicitado a tomar muitas decisões.
  • Recorra ao seu próprio sistema de orientação interna para determinar as ações adequadas. Confie nos seus instintos.
  • Ajude os outros a encontrar os pontos positivos em sua certeza. Por exemplo, quando você decide o que vai fazer, eles podem confiar que você o fará.
  • Faça parceria com alguém que tenha o tema Estratégico, Prudência ou Futurista. Essa pessoa poderá ajudá-lo a avaliar as metas com que você está comprometido. Você poderá precisar dessa ajuda porque, depois que definir suas visões de uma meta, será provável que as mantenha até conquistá-la.
  • Faça parcerias com pessoas cujos talentos Input e Intelecção complementem os seus conforme coleta informações para lidar com situações. Sua bússola interna se tornará ainda mais ajustada.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Autoafirmação

Quão grande é o seu talento no tema Autoafirmação?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Autoafirmação.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Autoafirmação

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Autoafirmação e todos os demais CliftonStrengths.