skip to main content

Uma introdução ao tema Competição® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Competição, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Competição?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Competição medem seu progresso em relação ao desempenho dos outros. Elas se esforçam para conquistar sempre o primeiro lugar e adoram participar de competições.

A essência da competição está na comparação. Para as pessoas com fortes talentos de Competição, o desempenho é a sua suprema medida. Quando eles olham o mundo, instintivamente prestam atenção no desempenho das pessoas. Elas têm uma profunda aspiração de serem as melhores e trabalharão duro para se destacarem - especialmente em comparação aos outros. Não é sobre o esforço; é sobre a vitória.

Independentemente do esforço ou da intenção, mesmo que elas atinjam sua meta, o que conseguiu parece vazio se elas não superarem os seus colegas. Eles precisam comparar. Se eles puderem comparar, eles podem competir e se puderem competir, podem ganhar.

Competição é um tema no domínio de Influência do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes de Influência, como Competição, assumem responsabilidades, manifestam-se e garantem que os outros sejam ouvidos.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Competição?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Competição:

A essência da competição está na comparação. Quando você olha para o mundo, instintivamente, presta atenção no desempenho das pessoas. Seu desempenho é o último critério.

Não importa o quanto você tenha tentado, não importa quão valiosas sejam suas intenções, se você alcançou seu objetivo, mas não superou seus colegas, a conquista parece vazia. Como todos os competidores, você precisa da companhia de outras pessoas. Você precisa se comparar. Se você puder comparar, poderá competir; se você puder competir, poderá ganhar. E, quando você ganha, não há como se sentir bem.

Você gosta de medições porque elas facilitam comparações. Você gosta de outros concorrentes porque eles revigoram você. Você gosta de concursos porque eles devem elegem um vencedor. Você gosta, principalmente, de concursos em que sabe que tem a pista certa para ser o vencedor.

Embora você seja gentil com seus colegas competidores e, até mesmo, estoico na derrota, você não compete pela diversão. Você compete para vencer. Com o tempo, você virá para evitar competições em que vencer pareça improvável.

Como usar o tema Competição para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Competição devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Competição:

  • Selecione tarefas, funções e ambientes de trabalho onde você possa medir suas conquistas. Talvez você nunca possa descobrir o quão bom é sem Competição.
  • Identifique uma pessoa realizadora em relação à qual você possa medir seu próprio desempenho. Se existir mais de uma, liste todas as pessoas com as quais de fato compete. Sem medição, como saberá se venceu?
  • Ache tempo para comemorar suas vitórias. No seu mundo, não existe vitória sem comemoração.
  • Procure por amigos competitivos.
  • Tente transformar tarefas comuns em jogos competitivos. Você conseguirá mais dessa maneira.
  • Mostre às pessoas que ser competitivo não é o mesmo que prejudicar os outros. Explique que você fica satisfeito em se medir em relação a concorrentes fortes e bons, e em vencer. Não é gratificante superar um jogo "manco".

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Competição

Quão grande é o seu talento no tema Competição?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Competição.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Competição

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Competição e todos os demais CliftonStrengths.