skip to main content

Uma introdução ao tema Contexto® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Contexto, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Contexto?

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Contexto gostam de pensar no passado. Elas entendem o presente estudando sua história.

Perspectiva e histórico são importante para as pessoas com fortes talentos de Contexto. Elas valorizam o ponto de vista retrospectivo, porque acreditam que é o lugar onde as respostas estão. Eles olham para traz para entender o presente. Do passado, elas podem discernir modelos para o direcionamento. E, ao contrário do esperado, eles se tornam mais sábios e confiantes com relação ao futuro porque veem que suas sementes são plantadas no passado.

Pessoas com forte Contexto podem se sentirem desorientadas quando elas não conseguem visualizar os padrões decorrentes de eventos anteriores. Os outros podem tornar-se impacientes com elas ao se esforçarem para entender a história de uma determinada situação. Mas, no final, esse contexto histórico as proporciona confiança em suas decisões.

Contexto é um tema no domínio de Pensamento estratégico do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes Contexto absorvem e analisam informações que proporcionam melhores decisões.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Contexto?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Contexto:

Você olha para trás. Você olha para trás porque é lá que estão as respostas. Você olha para trás para entender o presente.

Do seu ponto de vista, o presente é instável, um clamor confuso de vozes concorrentes. Somente viajando ao passado, uma época em que os planos estavam sendo elaborados, é que o presente recupera sua estabilidade.

O passado foi mais simples. Uma época de projetos. Ao olhar para trás, você começa a ver esses projetos surgindo. Você percebe quais foram as intenções iniciais. Esses projetos ou intenções tornaram-se tão embelezados que são quase irreconhecíveis; mas, agora, o tema Contexto os revela novamente. Esse entendimento lhe traz confiança. Não mais desorientado, você toma melhores decisões porque percebe a estrutura subjacente.

Você se torna um parceiro melhor porque entende como seus colegas se tornaram quem são. E, ao contrário do esperado, você se torna mais sábio e confiante com relação ao futuro porque percebe que suas sementes foram plantadas no passado. Diante de novas pessoas e situações, você precisará de um tempo para se orientar, mas é preciso se doar dessa vez.

Você deve se disciplinar para fazer as perguntas e permitir que os projetos surjam porque, independentemente da situação, se você não os tiver visto, terá menos confiança em suas decisões.

Como usar o tema Contexto para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Contexto devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Contexto:

  • Leia romances históricos, não ficção ou biografias. Você descobrirá muitas ideias que o ajudarão a entender o presente. Você pensará com maior clareza.
  • Ajude sua empresa a fortalecer sua cultura por meio do folclore. Por exemplo, colete símbolos e histórias que representem o melhor do passado ou sugira batizar um prêmio com o nome de uma pessoa que incorporou o melhor do passado.
  • Quando houver uma situação problemática, peça aos seus colegas para identificar as ações e os outros fatores que contribuíram para o problema. Ao aprender com a situação, você e seus colegas estarão mais bem-equipados para fazer escolhas que levem a melhores resultados no futuro.
  • Encontre um mentor com um longo histórico em sua comunidade ou organização. Ouvir as experiências dessa pessoa provavelmente estimulará seu processo de pensamento e acelerará seu aprendizado.
  • Colecione memórias por meio de fotografias e materiais escritos; eles podem ser motivacionais para você.
  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Futurista ou Estratégico. O fascínio dessa pessoa pelo que ""poderia ser"" ajudará a evitar que você fique preso no passado, ao mesmo tempo em que seu contexto impedirá que ele olhe para o futuro ignorando as lições do passado. Juntos, vocês terão mais chances de criar algo duradouro.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Contexto

Quão grande é o seu talento no tema Contexto?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Contexto.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Contexto

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Contexto e todos os demais CliftonStrengths.