skip to main content

Uma introdução ao tema Harmonia® CliftonStrengths

34 temas do CliftonStrengths, popularizados no livro StrengthsFinder 2.0, um sucesso de vendas.

As pessoas concluem a avaliação do CliftonStrengths para saber quais dos 34 temas, como Harmonia, elas têm como ponto forte. Em seguida, usam os recursos da Gallup para aprender a desenvolver seu CliftonStrengths e usá-lo para maximizar seu potencial.

Qual é a definição de Harmonia?

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Harmonia buscam o consenso. Elas não gostam de conflitos; em vez disso, procuram pontos de concordância.

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Harmonia querem a paz e tentam unir os outros. Do ponto de vista desses membros da equipe, o conflito e a discussão trazem poucos ganhos, então, eles procuram reduzi-los ao mínimo.

Os membros da equipe com fortes talentos de Harmonia veem o que as pessoas têm em comum, mesmo durante conflitos. Eles tentam desviar os outros do confronto rumo à reconciliação. De fato, a harmonia é um de seus valores básicos. Eles desejam ajudar os indivíduos, as famílias e as organizações a trabalharem em conjunto. Quando os outros discutem, eles evitam o debate, preferindo falar sobre questões práticas, realistas, com as quais todos possam concordar.

Harmonia é um tema no domínio de Construção de relacionamento do CliftonStrengths.

Pessoas com temas dominantes em Construção de relacionamento, como Harmonia, criam relacionamentos fortes que podem unir uma equipe e torná-la maior do que a soma de suas partes.

Cada um dos 34 temas do CliftonStrengths se classifica em um dos quatro domínios - Execução, Influência, Construção de relacionamento e Pensamento estratégico. Esses domínios ajudam você a entender como usar o CliftonStrengths individual para obter sucesso ao unir, criar ou liderar uma equipe.

Saiba mais sobre os domínios do CliftonStrengths

Quais talentos compõem o tema Harmonia?

Os 34 temas do CliftonStrengths são compostos por talentos naturais que a Gallup identificou durante décadas de pesquisa.

A descrição do tema a seguir destaca os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você, provavelmente, experimentará se tiver grandes talentos de Harmonia:

Você procura por áreas de concordância. Na sua opinião, há pouco a se ganhar com conflitos e atritos, então você procura minimizá-los.

Sabendo que as pessoas ao seu redor têm pontos de vista diferentes, você tenta encontrar um ponto em comum. Você tenta desviar os outros do confronto para manter a harmonia. De fato, a harmonia é um de seus valores fundamentais.

Você não pode acreditar em quanto tempo é desperdiçado por pessoas que tentam impor suas opiniões sobre as outras. Não seríamos todos mais produtivos se mantivéssemos nossas opiniões sob controle e procurássemos obter consenso e apoio? Você acredita que sim e vive por isso. Enquanto os outros reclamam de seus objetivos, reivindicações e opiniões fervorosas, você se cala. Quando os outros atacarem em uma direção, você, a serviço da harmonia, modificará de bom grado seus próprios objetivos para que se fundam aos deles (contanto que os valores fundamentais deles não colidam com os seus).

Quando os outros começam a discutir sobre sua teoria ou conceito favorito, você evita o debate, preferindo falar sobre questões práticas, realistas, com as quais todos possam concordar. Na sua opinião, estamos todos no mesmo barco e precisamos que ele chegue ao seu destino. É um bom barco. Não há necessidade de balançá-lo apenas para mostrar que você pode.

Como usar o tema Harmonia para ter sucesso

Usando a avaliação do CliftonStrengths para descobrir seus maiores talentos é apenas o primeiro passo.

Pessoas com grandes talentos de Harmonia devem usá-lo todos os dias para se desenvolver e atingir seus objetivos.

Os seguintes itens de ação são apenas algumas ideias de aplicação de seus grandes talentos de Harmonia:

  • Nas discussões, veja o lado prático das coisas. Ajude os outros a verem o lado prático. Este é o ponto de partida do entendimento.
  • Construa uma rede de pessoas com diferentes perspectivas em quem você possa confiar quando precisar de experiência. Sua abertura para outros pontos de vista ajudará você a aprender.
  • Aceite as responsabilidades de ser um bom membro de equipe. Sua disposição para ajustes e tolerância para pontos de vista diferentes podem se tornar pontos fortes significativos.
  • Quando pessoas estiverem discutindo, peça aos outros membros do grupo para compartilharem suas ideias. Aumentando o número de vozes na conversa, você tem maior probabilidade de encontrar áreas em que todas as partes concordem. Você pode unir pessoas.
  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Comando ou Ativação. Essa pessoa poderá ajudá-lo a encarar o conflito quando seus melhores esforços para resolvê-lo tiverem sido em vão.

Use a avaliação do CliftonStrengths para descobrir mais sobre Harmonia

Quão grande é o seu talento no tema Harmonia?

Adquira os 34 temas do CliftonStrengths para revelar seu perfil de talentos completo e saiba o quão grandes são seus talentos de Harmonia.

Como trabalhar com pessoas de grandes talentos de Harmonia

A Gallup oferece recursos e produtos que você pode usar para ajudar outras pessoas a desenvolver seu tema Harmonia e todos os demais CliftonStrengths.